Bola de Cristal

Carregando...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Futebol Brasileiro 96

junho_2010

Ráááá! E o Oráculo está de volta para a tristeza daqueles que acharam que eu tinha enfim sumido!

Esse mês, todos sabem, estamos em época de Copa do Mundo e aqui no Dimensão X não poderíamos deixar de falar sobre o esporte que é considerado paixão nacional.

Mas como esse é um blog dedicado ao universo nerd, é claro que não falarei de futebol de uma maneira convencional, então para abrir bem o especial futebolístico do Dimensão X vamos ao game pirata mais amado do mundo!


A clássica tela de abertura com os ídolos de 1996 Bebeto, Romário, Túlio, Paulo Nunes e Renato Gaúcho

Futebol Brasileiro 96 (no cartucho vinha escrito Campeonato Brasileiro 3) foi um hack criado em cima do jogo International Superstar Soccer Deluxe da Konami, para o console Super Nintendo, que ao invés de utilizar seleções utilizava times do nosso país como o meu Mengão (curiosamente estou com uma camisa do Flamengo que minha noiva vascaína me deu, enquanto escrevo isto), além de seleções especiais como o Brasil de 1958, o Brasil de 1996 e o Super Brasil que reunia o melhor de ambos.

O jogo original prezava pela excelência gráfica em uma época em que os jogadores dos times eletrônicos eram todos iguais, e a excelente jogabilidade, com uma resposta extremamente precisa, embora não tanto realista.

Tudo isso foi mantido neste hack que mudou apenas a parte gráfica dos times e traduziu (com muitos erros, diga-se de passagem) os textos do jogo para um estranhíssimo "portunhol".

A chuva de bolas da tela de apresentação

Mas a melhor (ou pior, você decide) parte do jogo, sem dúvida é a narração. A série da Konami já era pioneira no uso de narração nos jogos (antes os jogos só tinham voz, no máximo na hora do gol e olhe lá). Tudo bem que as frases não eram tantas assim e depois de um tempo jogando já tinhamos decorado todas elas, mas neste hack também temos uma tradução feita por um curioso narrador falando no mesmo idioma "portunhol" dos textos.

O porco ganhando de 1x0 dos bambis

Quem não se lembra de frases incríveis como "La BOOOOOOBAAAA!", "Grande Jogada!", "Tirau, Peligro!", "Foi Golero!" e até a espetacular fala das substituições em homenagem a nosso maior piloto de Formula Um de todos os tempos: "Viva Senna!"

É o Mengão partindo pra cima do vasquinho!

É claro que algumas frases são ininteligíveis, como a da finta ou a frase dita após o término do jogo ("Acapô! Unhunhunhu!"), mas é certo de que todos se divertiam ainda mais com o jogo quando ouviam as magníficas frases do narrador.


A história desse hack é controversa. Muitos dizem que ela foi produzida pelo grupo peruano Twin Eagles, enquanto outros dizem que eles foram responsáveis somente pelo hack Fútbol Excitante ("Brasil dominando!").

Fla-Flu é o Yin/Yang do futebol carioca!

A verdade é que, seja lá quem fez essa pérola, com certeza fez de nossas infâncias muito mais divertidas, sendo inclusive responsável pelo meu gosto pelo futebol, já que antes de jogar este jogo eu não ligava tanto assim para o esporte bretão!

Pois é, Djalmina era o Djalminha! Pior o Ronaldão que virou Ronalda!

Então, se você se cansou de jogar com os jogadores fictícios da versão original como Allejo (dizem ser o Bebeto), Galfano (Roberto Baggio), Sieke (Jürgen Klinsmann) e Murillo (Carlos Valderrama), pode jogar com os verdadeiros Romário, Bebeto, Túlio e até mesmo o Pelé neste incrível jogo. Ou então jogue apenas para rir muito com a narrativa do nosso locutor favorito!


14 comentários:

  1. Eu me lembro perfeitamente desse jogo. E ninguém sabia que não era oficial. A narração era triste. Coisas como: Que Lindo! Saque do Golero! Tiro Livre! Mesmo assim era legal ver os times e jogadores brasileiros representados.
    ...
    Ninguém nunca se perguntou porque o Bahia era o melhor time. Estranho né?
    ...
    Arrasou no Rolamento de Bola!

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi o cartucho que eu mais aluguei em minha infância super-nintendística.

    O mais legal é que eu jogava rindo o tempo todo. Nada dessa obsesão em ganhar, apenas com intenção de nos divertirmos. Joguei muito isso com meu irmão (que os deuses o tenham).

    Quanto ao Bahia, tem uma explicação. Os times eram editados em cima das equipes do International Superstar Soccer Deluxe. Eu me lembro que o Flamengo era editado em cima da Alemanha.

    Porém, alguns jogadores tinham seus valores nas habilidades editados. O Maradona (Boca Juniors) e o Pelé (Brasil 58 e Super-Brasil), por exemplo tem pontuações altíssimas!

    O mais interessante é que ninguém ligava se o jogo era oficial ou não (eu só fui descobrir isso anos mais tarde, pra mim era, de fato uma tradução feita pela Konami).

    Hoje em dia temos o Bomba Patch pra PS2, mas não é a mesma coisa que esse clássico do SNES!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro quando meu sobrinho me apresentou o jogo. Jogamos uma partida numa locadora e eu dei uma sova de 7x1 nele. Era só chutar uns três passos depois do meio do campo que a bola entrava. Que tempo bom, que não volta nunca mais...

    ResponderExcluir
  4. Realmente o jogo tinha uns macetes clássicos pra fazer gol, embora o ajuste de dificuldade elimine alguns dos pontos onde o gol é certo.

    Curiosamente o International Superstar Soccer de Mega Drive é bem mais fácil do que o do Super Nintendo.

    Aliás, esse é o único jogo de esportes que eu conheço cuja versão do Super Nintendo é superior à do Mega Drive, seja nos gráficos, na velocidade ou na jogabilidade. O do Mega só ganha na parte sonora (a bola do SNES parece um côco!).

    Talvez isso se deve ao fato de que a versão do MD foi feita pela Factor 5 e não pela Konami.

    ResponderExcluir
  5. Eu era Rei de fazer Gol Olímpico nesse jogo huauhauha!

    Bons tempos aqueles!

    E Oráculo, desculpe a pergunta pessoal, mas quando tu falou do teu irmão, porque tu disse "que os deuses o tenham"?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. haaaaaaaaa joguei esse ae XD

    Muito show ahUAHUah os hacks já começavam a aparecer nos games de futebol, e esse ae praticamente inaugurou a parada kkkk

    Muito bom Oraculo XD

    ResponderExcluir
  7. Fútbol Brahileño Novienta e Sieis!

    Ah, quantas vezes ouvi essa apresentação em portunhol na locadora (não, não tive SNES). Nunca gostei de futiba, mas enquanto esperava para jogar Super Mario World, Megaman X e outros clássicos do console, me divertia vendo nossos craques pixelados jogar, acompanhado, claro, da inconfundível narração. "Cartáo Vermello! Ékispulsáum!"

    ResponderExcluir
  8. @O Trapaceiro:

    Esse jogo tinha uns macetes pra fazer gol que chegam a ser fisicamente impossíveis, dava pra mudar a direção do chute mesmo depois que a bola já tinha sido chutada =D

    Quanto ao meu irmão, eu geralmente evito falar sobre a minha vida pessoal, mas de fato eu tinha um irmão dois anos mais novo que infelizmente faleceu há uns sete anos.

    @Sabat:

    Na época eu nem imaginava que isso era um hack (eu nem sabia o que era isso). Como a maioria dos jogadores era de fato os dos times da época eu imaginava que era um jogo oficial, principalmente por encontrá-lo na locadora.

    Só fui perceber esse tipo de pirataria no "Sonic 4" feito em cima do Los Gatos Bandidos do Ligeirinho, onde o ouriço azul da Sega salvava o Mario (e no final ainda diziam que as duas empresas se amavam!). Aliás, naquela época o cara tinha que ser um herói pra fazer hack num jogo! Hoje em dia qualquer um com tempo e dedicação pode se arriscar, mas em 1996 só mesmo feras fariam algo assim.

    @Ritaciro Cavalcante:

    Eu comecei a gostar de futebol justamente por causa desse jogo! Esse narrador deveria ser contratado pela Globo pra substituir o Galvão Bueno!

    Havia também um hack feito em cima do primeiro International Superstar Soccer, com a inconfundível abertura: "Golaaaço! Campeonato Brasilero!"

    ResponderExcluir
  9. Nessa versão, a manha para colocar os juízes como cachorros funcionava? Eu não me recordo direito!

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAHHHHHH, eu AMAVA esse jogo! Joguei de todas as formas, até aquele campeonato gigante (com passwords igualmente gigantes).
    Jogava direto com meu primo, os dois juntos no msm time... Já saí na porrada com ele pq ele ficava me tomando a bola com o "JERRY PLAY JÉBI" uaheuaheuhaehuae
    O narrador com certeza é inesquecível!
    Também não fazia idéia que era um hack...

    ResponderExcluir
  11. @O Trapaceiro: Pegue o 2° controle e faça os comandos Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A e start. Um latido vai confirmar se funcionou.

    @Thiago Zolini: Tenho um amigo que tem até hoje a versão original deste jogo pra Mega Drive e um caderno com dezenas das longuíssimas passwords do World Series (o campeonato gigante.

    Eu cheguei a jogar muitas partidas em dupla com ele, apesar de que jogar desta maneira no Mega Drive é muito fácil de ganhar, já que a dificuldade é reduzida em relação ao SNES.

    ResponderExcluir
  12. ODEIO FUTEBOL!
    Mas joguei muito esse game no meu Snes, Internationl Super Star Soccer é um dos melhores games de futebol já feito, até mesmo os hack´s deles eram bons

    Excelente post ;)

    ResponderExcluir
  13. Gente venho aki lembrar desse classico jogo, eu sabia que era hack, tanto q fiquei esperando o mesmo ser lançado pq existia um hack feito em cima do I.S.S.S 1 na sua versao americana e na versão exist stage (a peruana). por este motivo que era o campeonato brasileiro 3. ate hoje qdo vou jogar uma bola com os amigos, agente lembra dakele lendario narrador dizendo. "saque goleiro", "que lindo", "escanteiÔÔ. Snes Forever.

    Lucas dos Anjos
    lucasdosanjos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho que me lembro desse outro Hack feito no Internationbal Superstar Soccer 1.

    Se não me engano nesse o narrador falava na abertura: "GOLAAAAAÇO, CAMPEONATO BRASILERO!!!"

    E quando dava lateral ao invés de dizer "SAIR LA BOLA" ele dizia simplesmente "LATERAL"!

    Putz, agora que você falou eu lembrei que eu alugava bastante esse também, apesar de ser mais dificil de achar na locadora do que o Futbol 96.

    ResponderExcluir

Sugestões e críticas são bem vindas, mas mantenha o nível de cordialidade ou sentirá toda a força da LEI!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

HOTWORDS